sábado, 19 de setembro de 2009

Bússola


Há poucos dias eu estava tendo uma conversa surreal (pra variar!) com uma pessoa e, mais uma vez, descobri o óbvio ululante que Caetano, há anos, esbraveja: "Narciso acha feio tudo que não é espelho!".


Mas é tão óbvio! Todo ser humano tem seus pontos cardeais, seu Norte, seu Sul... e os ponteiros da sua bússola seguem esta lógica. Mas as bússolas dos OUTROS (sempre, os outros!) parecem que estão desreguladas! Seguem uns pontos esquisitos...


Como disse, uma vez, uma amiga: "Pare de medir os outros por sua fita métrica!". Mas isso é do ser humano: na Inglaterra, tem-se os pesos em libras. Nos Estados Unidos, as distâncias em milhas. No Brasil, quilos e quilômetros. Cada nação tem sua peculiaridades e, dentro das suas fronteiras, ditam suas regras (ou alguém me explica por que na Inglaterra dirige-se tão esquisito?!).


Por que, então nós, seres humanos, não podemos ter nossas características?! E quem quiser fazer parte desta "nação", vai ter que se adaptar. O problema é esse convívio diário com tantas nações! Ah, a globalização...


Afinal, 20:30 é 20:30 ou qualquer horário entre 20:30 e 21:30? Afinal, "hoje estou cansada" significa só que se teve um dia super atribulado ou que, simplesmente, "não estou na sua"?! São tantos códigos, minúncias...


E, mais uma vez, a bússola... Cada um tem a sua, com seus próprios pontos. Então, como viver em sociedade? Há centenas de anos, o homem passou por isso, tentou criar regras gerais de convívio, moedas, idiomas... As nações se organizaram, mas os seres humanos continuam individualistas.


E, no meio de tantos egos egoístas, sigo, afinal, qual Norte?

3 comentários:

  1. Sobre o "estou cansada" que possivelmente significa "não estou na sua" é justamente o que andei pensando, até que ponto queremos a verdade? será que as pessoas gostam mesmo da verdade? eu prefiro a mais ácida verdade ao mais doce engodo. Então continuemos usando de "boas mentiras" para uma vida social amigável

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto de mentiras sinceras. Definitivamente.
    Prefiro, como disse Leonidio acima, as verdades ácidas.
    Mas por outro lado, não espero que ninguém viva de acordo com minhas regras, afinal, elas são minhas e apenas minhas. Fruto de minha criação, meu TOC, meu universo.
    Sinto que sou mais tolerante a cada dia que passa...

    ResponderExcluir
  3. Ah! E se esse "Afinal, 20:30 é 20:30 ou qualquer horário entre 20:30 e 21:30?" foi pra mim, te digo: 'Nem te ligo, cocada.'
    Ou você me ama ainda que eu seja uma pessoa sem noção de tempo, ou me ama ainda que eu seja uma pessoa sem noção de tempo.
    Ora bolas.

    ResponderExcluir